Warning: mysql_num_rows() expects parameter 1 to be resource, object given in /home/jornalacidaderegional/www/modelos/padrao/controles/posts.php on line 78
Cornélio Procópio promove o 4º Festival de Fanfarras
booked.net
O Jornal da Região de Cornélio Procópio - Diretor: Jornalista Breno Jordão - Fone (43) 3524-1303

Cornélio Procópio - PR, - Diretor: Jornalista Breno Jordão - Fone (43) 3524-1303

Atualizado em 21/09/2012 às 18:45:55

Cornélio Procópio promove o 4º Festival de Fanfarras

Imprimir

A Secretaria Municipal de Educação de Cornélio Procópio promove sábado que vem, dia 22, o IV Festival de Fanfarras e Bandas do município. As apresentações das corporações inscritas serão na Avenida Minas Gerais, na quadra em frente à Prefeitura, entre as ruas Paraíba e Massud Amin, com início previsto para às 17h.

Segundo o coordenador da promoção, músico Carlos Aguiar, das dez fanfarras existentes atualmente no município, incluindo o distrito de Congonhas, nove confirmaram sua participação no festival: EMEECP (Escola Municipal de Educação Especial), Vandyr de Almeida, Átila Silveira, Major João Carlos de Faria, Rui Barbosa/Águia Máster, Dulce de Souza Carvalho, de Congonhas, Zulmira Marchesi da Silva, Monteiro Lobato e Castro Alves.

Expressiva em número de componentes, a fanfarra do Colégio Monteiro Lobato é uma das que mais tem se destacado nos últimos anos. Outro destaque fica por conta da fanfarra do Colégio Estadual Castro Alves que, depois de dois anos sem desfilar, retoma o seu lugar de destaque no cenário cívico do município, tendo, inclusive, se apresentado com destaque no desfile de 7 de Setembro deste ano.  

Homenagem

A fanfarra é instruída por um ex-aluno do principal incentivador e instrutor do grupo ao longo dos últimos anos, professor Getúlio Benetelo de Almeida, que faleceu recentemente.  Por muito tempo, o professor Getúlio, como era chamado pelos alunos, comandou a fanfarra do Castro que agora retorna e presta uma homenagem a ele colocando o seu nome na corporação.

Carlos Aguiar está bastante otimista com a quarta edição do evento. Segundo ele, houve um período em que essa atividade nas escolas ficou praticamente estagnada. “Todos devem se lembrar que houve uma lacuna muito grande sem mesmo termos o tradicional desfile da Pátria mais consistente em nossa cidade. Com isto, a maioria das fanfarras foi totalmente extinta”, comentou.

O estímulo para a retomada, segundo ele, veio a partir de 2005, com a força de dirigentes das instituições de ensino e o aval do prefeito Amin José Hannouche, já no primeiro ano de sua primeira gestão. “Esta força fez com que as atividades cívicas fossem retomadas com grande força e entusiasmo para o bem das nossas crianças, jovens e adultos”, complementou o músico.

Além das fanfarras, as três bandas existentes no município também confirmaram sua participação no festival de sábado: a Banda Musical Projeto FORMARTE, do Colégio Nossa Senhora do Rosário; Banda Musical da Chácara da Emília e Banda Marcial Mirim da Escola Municipal Professor Lourenço Filho. como convidada, participará a fanfarra do Colégio Estadual João Paulo VI, da vizinha cidade Nova América da Colina.

Assim, serão doze corporações musicais a se apresentarem com tempo cronometrado para cada uma. Ainda de acordo com a coordenação do evento, o público deve chegar alguns minutos antes, já que a abertura do festival será feira rigorosamente no horário, para que tudo transcorra dentro do tempo previsto e que seja satisfatório para o espectador. (Ataíde Cuqui)

 



Você pode gostar também de:

» Comentários

Postagem em questão: “Cornélio Procópio promove o 4º Festival de Fanfarras”

 

  1. Comente esta matéria!

Enviar Comentário
Name (obrigatório)
E-Mail (não será publicado) (obrigatorio)
Cidade (obrigatorio)
 
 

Diretor: Jornalista Breno Jordão
Fone: (43) 3524-1303
®Todos os direitos reservados