Warning: mysql_num_rows() expects parameter 1 to be resource, object given in /home/jornalacidaderegional/www/modelos/padrao/controles/posts.php on line 78
Indústria do Peixe: Cornélio inaugura frigorífico para absorver a produção do pescado da região
booked.net
O Jornal da Região de Cornélio Procópio - Diretor: Jornalista Breno Jordão - Fone (43) 3524-1303

Cornélio Procópio - PR, - Diretor: Jornalista Breno Jordão - Fone (43) 3524-1303

Atualizado em 05/10/2012 às 22:15:34

Indústria do Peixe: Cornélio inaugura frigorífico para absorver a produção do pescado da região

Imprimir

Com a proposta de gerar mais de 300 empregos diretos, indústria vai absorver a produção de mais de 100 municípios


Reafirmando o seu compromisso voltado à geração de trabalho e renda à população, prefeito de Cornélio Procópio, Amin Hannouche, entregou na manhã desta quinta-feira, dia 04, as obras e toda a estrutura pronta para entrar em funcionamento do Frigorífico do Peixe. A solenidade aconteceu no salão de recepção e foi prestigiada por autoridades e pessoas ligadas à atividade pesqueira da região.


Já denominado de "Frigorífico do Peixe Itamar Alves Alcântara", a unidade entra agora na fase de contratação de pessoal. A gestão industrial deverá ser processada através empresa Big Frango, que terá a denominação de Big Peixe. É uma das maiores obras da administração atual e vai favorecer a atividade pesqueira de mais de 100 municípios circunvizinhos num raio de mais de 150 quilômetros e gerar mais de 300 empregos diretos.


"A luta pela geração de empregos e pela melhoria da qualidade de vida das pessoas tem sempre que ser uma constante em nossas vidas e esta é mais uma obra que construímos com essa finalidade", destacou o prefeito Amin Hannouche, em seu pronunciamento durante a cerimônia. Disse também que sucesso do empreendimento estará assegurado através da tradição e credibilidade da Big Frango.


Também falou na solenidade o ex-presidente da Associação dos Piscicultores de Tanques-Rede (APTR) e atual gerente da Câmara Setorial de Piscicultura no Paraná, Jefferson Osipi (Jacaré). Um dos principais articuladores para a construção, lembrou das dificuldades enfrentadas, principalmente na fase inicial da obra. Destacou por outro lado sua importância na economia da região onde estão situados seis grandes reservatórios de peixes o que, segundo ele, darão a sustentação necessária ao suprimento da indústria.


Importância


O frigorífico construído em Cornélio vai atuar principalmente no processamento de pescado (filetagem) devendo movimentar aproximadamente 90 toneladas de peixe na região. Com a entrega, o município se transformará no maior fornecedor de pescados de toda a região, absorvendo, conseqüentemente, toda a produção dos produtores ligados à Associação dos Piscicultores do Tanques-Rede (APTR).


Também vai reforçar a cidade como pólo indutor regional nessa atividade econômica. Construído no bairro de Água Limpa, na divisa com o município de Santa Mariana, é fruto de parceria com APTR. Orçada em mais de em mais de R$ 3 milhões, utilizou recursos dos governos federal – através da Secretaria de Aqüicultura e Pesca -  estadual, através do programa Paranacidade,  e municipal e da própria associação.


A Indústria


A construção foi toda em concreto armado e inclui dois setores: industrial e administrativo. O industrial conta com tanque de depuração, ambiente para recepção de peixes, deposito de caixas, sala para lavagem de caixas, câmara de espera, fábrica e silo de gelo, sala para evisceração e filetagem, túnel de congelamento, sala de embalagem, depósito de embalagens primárias e secundárias, câmara técnica de parada de formação de carga, antecâmara, câmara de estocagem de produtos congelados e área coberta para expedição.


O setor administrativo conta com portaria, recepção, escritório, sala de reuniões, refeitório, cozinha, laboratório, sanitários e área de serviço, casa de máquinas, depósito de peças, almoxarifados e entrada para funcionários. A implantação contempla ainda os estacionamentos para clientes e funcionários, pátios de expedição e descargas e lagoas para tratamento de resíduos sólidos.


Entre outras autoridades, também prestigiaram a solenidade André Luciano Tostes, presidente da APTR, Flávio Volpado, gerente de negócios da Big Frango, arquiteto Ruy Antônio de Oliveira e o engenheiro Moisés Naime, da empresa Iguaçu Construções e Comércio Ltda., que concluiu a obra, o presidente do Sindicato do Comércio Varejista, Valter Barros, além de representantes das secretarias estaduais do Trabalho e Agricultura, Emater e Sanepar. (Ataíde Cuqui)



Legenda:


 


- O frigorífico vai oferecer ao município a
condição de se transformar no maior fornecedor de pescado da região.



- Amin: empreendimento para gerar emprego e renda, com a credibilidade da Big Frango;



- Entrega das chaves ao presidente da APTR;



- Vista externa da nova indústria;



- Amin, com o gerente da Big Frango, Osipi, Barros,
André Liévore, da SERT, e Sandra Druzini, da Agência do Trabalhador;



Você pode gostar também de:

» Comentários

Postagem em questão: “Indústria do Peixe: Cornélio inaugura frigorífico para absorver a produção do pescado da região”

 

  1. Comente esta matéria!

Enviar Comentário
Name (obrigatório)
E-Mail (não será publicado) (obrigatorio)
Cidade (obrigatorio)
 
 

Diretor: Jornalista Breno Jordão
Fone: (43) 3524-1303
®Todos os direitos reservados