Warning: mysql_num_rows() expects parameter 1 to be resource, object given in /home/jornalacidaderegional/www/modelos/padrao/controles/posts.php on line 78
Paraná quer antecipação de vacina contra a gripe
booked.net
O Jornal da Região de Cornélio Procópio - Diretor: Jornalista Breno Jordão - Fone (43) 3524-1303

Cornélio Procópio - PR, - Diretor: Jornalista Breno Jordão - Fone (43) 3524-1303

Atualizado em 25/10/2012 às 00:38:31

Paraná quer antecipação de vacina contra a gripe

Imprimir

A proposta valeria para os três estados da Região Sul


O secretário de Estado da Saúde do Paraná, Michele Caputo Neto, reafirmou nesta quarta-feira (24) na Assembleia Legislativa a disposição de cobrar do governo federal que seja antecipada a vacinação contra a gripe A. A proposta valeria para os três estados da Região Sul e inclui também a ampliação dos grupos de risco que receberiam a imunização.

Caputo esteve na Assembleia para apresentar aos deputados o relatório quadrimestral da secretaria, detalhando números e ações da pasta. Durante a apresentação, ele falou sobre o trabalho desenvolvido na prevenção e combate à gripe A no Paraná. “Houve um número expressivo de mortes, mas conseguimos enfrentar o problema com competência”, afirmou. Desde janeiro foram registrados no estado mais de mil casos da doença e 40 mortes, a maioria relacionada à busca tardia por tratamento ou a alguma doença crônica pré-existente.

A fim de evitar possíveis surtos de gripe A, os estados do Paraná e Rio Grande do Sul vão defender junto ao Ministério da Saúde que a vacina seja disponibilizada com mais antecedência. “Em função do clima, a Região Sul está mais suscetível à doença”, justificou Caputo. Além disso, o secretário defende que seja ampliada a faixa etária das crianças imunizadas (atualmente de 2 a 5 anos) e que sejam incluídos todos os profissionais que atuam em ambientes hospitalares.

Orçamento

Caputo informou aos parlamentares que neste ano houve um incremento de R$ 340 milhões no orçamento da saúde. Para 2013 serão acrescidos mais R$ 73 milhões. A novidade é que foram excluídos das despesas da pasta o programa Leite das Crianças e alguns itens do programa Saúde do Adolescente. As aplicações foram questionadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) porque não estariam diretamente relacionadas à área de saúde. “Ainda falta um aporte maior do governo federal, que não investe na mesma proporção dos estados e municípios”, acrescentou.

O secretário relatou que em breve será encaminhado à Assembleia Legislativa um projeto alterando o Fundo Estadual de Saúde, que disponibiliza recursos aos municípios. O objetivo, de acordo com ele, é reduzir a burocracia e possibilitar repasses mais rápidos às prefeituras. “Há convênios que demoram três meses para serem liberados. Pretendemos acabar com essa burocracia que muitas vezes atrapalha a aquisição de equipamentos ou obras de melhoria”.


Gazeta do Povo



Você pode gostar também de:

» Comentários

Postagem em questão: “Paraná quer antecipação de vacina contra a gripe”

 

  1. Comente esta matéria!

Enviar Comentário
Name (obrigatório)
E-Mail (não será publicado) (obrigatorio)
Cidade (obrigatorio)
 
 

Diretor: Jornalista Breno Jordão
Fone: (43) 3524-1303
®Todos os direitos reservados