O Jornal da Região de Cornélio Procópio - Diretor: Jornalista Breno Jordão - Fone (43) 3524-1303

Cornélio Procópio - PR, - Diretor: Jornalista Breno Jordão - Fone (43) 3524-1303

Atualizado em 16/06/2014 às 18:59:32

Lideranças e comunidade criam Fórum Permanente de Acessibilidade em Cornélio Procópio

Imprimir

Cornélio Procópio conta agora com um Fórum Permanente de Acessibilidade, criado a partir da realização da etapa Paranaense do Fórum de Acessibilidade do CREA-PR, ocorrida no último mês de maio na cidade.

 A ideia da criação do  Fórum Permanente foi sugerida pelo  assessor para assuntos de Acessibilidade do CREA, engenheiro civil Antonio Borges dos Reis, e abraçada pelos vereadores procopenses Luiz Amâncio (PSDB) e Márcia de Souza (PSC), pelo professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Vandelei Flor da Rosa e pelo cadeirante Aparecido Donizete – que por vezes já mobilizou o Ministério Público para solicitar ações de fiscalização de prédios públicos e privados da cidade. Os prédios da Câmara de Vereadores e da Prefeitura de Cornélio Procópio, por exemplo, não oferecem condições de  acessibilidade.

 Com o Fórum, o objetivo é promover uma cobrança permanente junto ao Poder Público, proprietários de imóveis  e sociedade como um todo sobre a obrigatoriedade e a importância do atendimento às normas de acessibilidade. “O que se busca é garantir que todos os espaços, ou pelo menos a maior parte deles, sejam  de fato acessíveis a todas as pessoas, por exemplo pessoas com deficiências e idosos”, cita o vereador Luiz Amâncio.

 Para o assessor para assuntos de Acessibilidade do CREA-PR, Antonio Borges dos Reis, a criação de um fórum permanente é muito importante, à medida que essas discussões sobre acessibilidade mobilizam associações, escolas, poder público, ONGS e engenheiros, ajudando a quebrar as barreiras arquitetônicas e contribuindo para o desenvolvimento da cidade. “O  CREA deu o impulso inicial e o ideal é mesmo que cada cidade tenha um fórum permanente. Afinal, a   acessibilidade não é construída numa única administração, mas é sim um planejamento para uma geração, para daqui a 20, 30 anos, a partir de recursos investidos constantemente”, ressalta Borges, que reafirma também a disposição do CREA em participar sempre que necessário.

 Lei municipal de acessibilidade

 O Fórum Permanente de Acessibilidade de  Cornélio Procópio deve realizar reuniões quinzenais nas instalações da UTFPR. Até agora já aconteceram dois encontros, mobilizando cerca de 30 pessoas, mas a expectativa é que esse número torne-se ainda maior.

Uma das metas traçadas pelos integrantes do Fórum é a elaboração de um projeto de lei municipal de acessibilidade, que será apresentado à Câmara de Vereadores. “Já existe uma normatização federal que  estabelece critérios e parâmetros de acessibilidade, mas queremos desenvolver uma legislação municipal que atenda especificamente as várias demandas locais que temos neste sentido”, explica Amâncio, complementando que a maioria das escolas municipais e das unidades de saúde de Cornélio Procópio não atendem as exigências mínimas de acessibilidade como, por exemplo,  piso tátil, rampas de acesso, vagas  de estacionamento reservadas para  pessoas com deficiência e instalações sanitárias. “Isso acontece também no comércio, que não está preparado para receber pessoas com problemas de mobilidade ou alguma deficiência”, acrescenta o vereador.

Outra ideia que também vem sendo discutida nas reuniões do Fórum é a criação de uma associação que represente os deficientes físicos da cidade. “Temos com certeza muito trabalho a ser feito e acredito que com uma mobilização e uma cobrança mais efetiva conseguiremos bons resultados”, espera  Amâncio.

Fonte: www.maximacom.jor.br



» Veja Fotos




Você pode gostar também de:

» Comentários

Postagem em questão: “Lideranças e comunidade criam Fórum Permanente de Acessibilidade em Cornélio Procópio ”

 

  1. Comente esta matéria!

Enviar Comentário
Name (obrigatório)
E-Mail (não será publicado) (obrigatorio)
Cidade (obrigatorio)
 
 

Diretor: Jornalista Breno Jordão
Fone: (43) 3524-1303
®Todos os direitos reservados