O Jornal da Região de Cornélio Procópio - Diretor: Jornalista Breno Jordão - Fone (43) 3524-1303

Cornélio Procópio - PR, - Diretor: Jornalista Breno Jordão - Fone (43) 3524-1303

Atualizado em 04/08/2016 às 15:20:33

Mesários das eleições deste ano passam por treinamento em Curitiba

Imprimir

Capital do Paraná terá 15 mil mesários no pleito deste ano, segundo o TRE. Em todo o estado, 130 mil mesários; nem todos farão o curso

100Por dia, 640 mesários são treinados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR) em Curitiba. Eles vão trabalhar nas eleições deste ano que vão eleger os vereadores da próxima legislatura e o prefeito. A capital paranaense terá 15 mil mesários – 13 mil farão o curso, que tem duração de uma hora e meia.

Em todo o estado serão 130 mil. “Eles estão aprendendo um pouco de legislação específica da sessão eleitoral; eles estão aprendendo qual a competência e atribuição no dia e também estão aprendendo muito sobre urna eletrônica”, explicou Dalva Pavani Zigoski, coordenadora de educação e desenvolvimento do TRE-PR.

Em Curitiba, o presidente, o primeiro mesário e o secretário recebem a capacitação.

No interior, pode ser que apenas o presidente e o primeiro secretário estejam recebendo as orientações. Não existe obrigatoriedade para os demais mesários.

“Eles estão aprendendo um pouco de legislação específica da sessão eleitoral; eles estão aprendendo qual a competência e atribuição no dia e também estão aprendendo muito de urna eletrônica”, explicou Dalva Pavani Zigoski, coordenadora de educação e desenvolvimento do TRE-PR.

Em Curitiba, o presidente, o primeiro mesário e o secretário recebem a capacitação. No interior, pode ser que apenas o presidente e o primeiro secretário estejam recebendo as orientações. Não existe a obrigatoriedade para os demais.

Durante o curso, os mesários recebem informações de como colher a biometria dos cidadãos. Este ano, houve mudança. Serão coletadas as digitais do polegar e do indicador das duas mãos.

Benefícios
Os mesários ganham alguns benefícios, como direito a duas folgas por dia trabalhado, auxílio alimentação no dia das eleições, preferência no desempate de alguns concursos públicos – desde que esteja previsto em edital, e concessão de 30 horas extras-curriculares aos universitários, conforme o regimento interno de cada instituição.

Fonte: G1



» Veja Fotos




Você pode gostar também de:

» Comentários

Postagem em questão: “Mesários das eleições deste ano passam por treinamento em Curitiba”

 

  1. Comente esta matéria!

Enviar Comentário
Name (obrigatório)
E-Mail (não será publicado) (obrigatorio)
Cidade (obrigatorio)
 
 

Diretor: Jornalista Breno Jordão
Fone: (43) 3524-1303
®Todos os direitos reservados