O Jornal da Região de Cornélio Procópio - Diretor: Jornalista Breno Jordão - Fone (43) 3524-1303

Cornélio Procópio - PR, - Diretor: Jornalista Breno Jordão - Fone (43) 3524-1303

Atualizado em 24/02/2019 às 01:14:12

Distrito de Cornélio comemora 70 anos

Imprimir

Da Redação

Congonhas, o único distrito do município de Cornélio Procópio, completou na última quinta-feira, 21, 70 anos de criação. A subprefeitura foi criada em 1948, pela Lei Municipal nº 64, de 02 de dezembro, mas ela só foi instalada nove anos depois, através do Decreto Municipal nº 205.

Uma extensa programação foi realizada no último final de semana para comemorar a data.  O prefeito Amin Hannouche, a vice-prefeita Angélica Olchaneski de Mello e o subprefeito do Distrito Giancarlo Janoni participaram da Missa em Ação de Graças realizada na Igreja Santa Ana e celebrada pelo padre Arlindo José Severiano, da Diocese de Cornélio Procópio e coordenador da Comunidade São José.

Os vereadores Elio Janoni e Rafael Sampaio também participaram da celebração. A Banda Santa Cecília também participou das festividades. Durante toda a tarde, a Praça Santa Ana recebeu barracas e brinquedos. O Grupo Maculelê promoveu uma apresentação especial no distrito, emocionando os presentes.

História

De acordo com a história do Distrito, nos anos 50 do século XX Congonhas era um povoado em pleno desenvolvimento. Possuía comércio forte e população crescente.

Segundo moradores antigos, a população de Congonhas chegou a possuir várias opções de comércio, como lojas, bares, sorveteria, os chamados “bazares”, cinema, farmácia, e ainda um pequeno “campo de aviação” onde podiam aterrissar e alçar voos, pequenas aeronaves.

A cultura do café firmou o Norte do Paraná como “Terra Prometida” para muitos brasileiros. Dessa forma, vieram para a região famílias de diversos estados em busca de melhor condição financeira.

Com a geada de 1975, conhecida como “Geada Negra”, a cultura do café que era alicerce financeiro da região, sofreu uma grande queda e muitos agricultores foram à falência. Famílias inteiras partiram para outros estados para fugir da crise que assolou o Norte do Paraná. (Comunicação/Prefeitura)



» Veja Fotos




Você pode gostar também de:

» Comentários

Postagem em questão: “Distrito de Cornélio comemora 70 anos”

 

  1. Comente esta matéria!

Enviar Comentário
Name (obrigatório)
E-Mail (não será publicado) (obrigatorio)
Cidade (obrigatorio)
 
 

Diretor: Jornalista Breno Jordão
Fone: (43) 3524-1303
®Todos os direitos reservados