Warning: mysql_num_rows() expects parameter 1 to be resource, object given in /home/jornalacidaderegional/www/modelos/padrao/controles/posts.php on line 78
Minha cidade é Cornélio Procópio, fazendo 82 anos....
booked.net
O Jornal da Região de Cornélio Procópio - Diretor: Jornalista Breno Jordão - Fone (43) 3524-1303

Cornélio Procópio - PR, - Diretor: Jornalista Breno Jordão - Fone (43) 3524-1303

Atualizado em 15/02/2020 às 01:24:19

Minha cidade é Cornélio Procópio, fazendo 82 anos....

Imprimir

Da Redação

Com 47.845 habitantes (estimativa IBGE/2019), o  município de Cornélio Procópio comemora neste sábado, 15, 82 anos de emancipação político-administrativa.

Sua fundação se deu no dia 18 de janeiro de 1938, através do decreto nº 6.212, mas, a implantação ocorreu somente no dia 15 de fevereiro.

O nome da cidade está ligado ao Coronel Cornélio Procópio de Araújo Carvalho, figura de destaque no Império durante o final do século XIX.

Na sua existência,  o município já viveu momentos de grande ascenção nas décadas de 60 e 70 com o advento da cafeicultura. Naqueles tempos, a população local chegou a ser estimada em quase 80 mil habitantes.

De lá para cá, foram instaladas algumas indústrias, porém, a intenção de ampliar o parque industrial não se concretizou.

Mesmo assim, a cidade ainda conta com a Cia Iguaçu de Café Solúvel, que vendeu algumas marcas de café e derivados para o Grupo Três Corações e já chegou a empregar mais de mil funcionários. Hoje, ainda é a maior empregadora.

Neste contexto empresarial, não se pode deixar de citar também o grupo Contrafo que cresce a cada ano e, emprega centenas de trabalhadores.

Apesar de tudo, a cidade de Cornélio Procópio é polo de uma microrregião formada por 21 municípios e possui um comércio forte, responsável pelo maior número de vagas de empregos.

A exemplo da maioria dos municípios brasileiros de pequeno porte, Cornélio Procópio não é exceção e esbarra na falta de recursos para conquistar seu desenvolvimento e dar melhores condições de vida à sua população.

No entanto, para este ano de 2020, os prefeitos vivem a expectativa da aprovação da Proposta de Emenda à Constituição do Pacto Federativo (Pec 188/2019), que irá dar mais autonomia para estados e municípios, através da distribuição de recursos e suas alocações.

Enquanto isso, o trabalho político das lideranças políticas locais não pára e os procopenses em geral se mantém esperançosos no futuro.

A programação comemorativa dos 82 anos do município prossegue neste sábado, 15, com a corrida pedestre XV de Fevereiro; final da Copa Oswaldo Bernardes, domingo, 16, no Ubirajara Medeiros, e já passaram pela cidade nesta semana, grandes lendas do futebol brasileiro.

Para encerrar este breve relato da minha terrinha, eu digo: “Nasci aqui, moro aqui, estudei aqui, trabalho aqui, adoro aqui e vou morrer aqui”. Parabéns minha linda Cornélio Procópio! (Texto: Ricardo Bonfim)



Você pode gostar também de:

» Comentários

Postagem em questão: “Minha cidade é Cornélio Procópio, fazendo 82 anos....”

 

  1. Comente esta matéria!

Enviar Comentário
Name (obrigatório)
E-Mail (não será publicado) (obrigatorio)
Cidade (obrigatorio)
 
 

Diretor: Jornalista Breno Jordão
Fone: (43) 3524-1303
®Todos os direitos reservados