Warning: mysql_num_rows() expects parameter 1 to be resource, object given in /home/jornalacidaderegional/www/modelos/padrao/controles/posts.php on line 78
Alunos da UTFPR de Cornélio Procópio fabricam máscaras em impressora 3D
booked.net
O Jornal da Região de Cornélio Procópio - Diretor: Jornalista Breno Jordão - Fone (43) 3524-1303

Cornélio Procópio - PR, - Diretor: Jornalista Breno Jordão - Fone (43) 3524-1303

Atualizado em 09/05/2020 às 00:17:22

Alunos da UTFPR de Cornélio Procópio fabricam máscaras em impressora 3D

Imprimir

Da Redação

Um dos reflexos da pandemia para o enfrentamento do Novo Coronavírus é a falta de máscaras de proteção para os profissionais de saúde. Devido essa carência, os alunos do “Laboratório Área 42” da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná) Campus Cornélio Procópio, formalizaram no dia 30 de março o projeto de extensão para a fabricação de protetores faciais. Desta forma, os alunos deram início à produção dos equipamentos para a doação à rede pública de saúde. Em menos de um mês, eles fabricaram mais de 500 máscaras. No total o projeto já entregou aproximadamente 800 protetores. 

A equipe, composta por alunos e professores da instituição, são dos cursos de engenharia eletrônica, engenharia de controle e automação, e análise e desenvolvimento de sistemas, eles trabalham com os recursos do laboratório e de iniciativas privadas. A demanda subiu e o novo objetivo é a produção de 2.500 protetores, e para arrecadar doações eles disponibilizaram uma vaquinha on-line nas redes sociais do projeto, para a fabricação de protetores (PLA, PLA+, PETq e acetato) e impressores 3D para o aumento da produção.

Projeto

O projeto consiste na produção de protetores faciais destinado a doação para profissionais de saúde, e foi aprovado em Edital da Pró-reitoria de Relações Empresarias e Comunitárias e Pró-Reitora de Graduação da Universidade.

A equipe do projeto é formada pelo Coordenador Antonio Carlos Fernandes da Silva; Professor e Pesquisador Alexandre Rossi Paschoal; Diretor de Relações Empresarias e Comunitárias Felipe Haddad Manfio; Discentes: Fabricio Henrique Ramos Bruniera, Rodolfo Morais Devecchi, Paulo Henrique Dias da Mota, Tiago Grossi Hasuda e membro externo Xbrain Desenvolvedor de Sistemas, Thiago Arahn Detoni.

O projeto recebeu diversas doações, como: 1 impressora 3D da Construtora Plaenge Empreendimentos Ltda de Londrina, vinte quilos de filamento PLA+ e uma Inception 3D da Empresa Incubadora de Inovações da UTFPR/CP e sete quilos de filamento PLA+ da empresa Dino Print 3D.

Parceiros

XBrain Desenvolvimento de Sistemas: Empresa de desenvolvimento de softwares com sede na cidade de Londrina, que disponibilizará uma impressora 3D e um funcionário para o projeto. Ong Cantinho da Criança de Cornélio Procópio que disponibilizou impressora 3D para impressão dos protetores faciais. Canal X-Projeto do Youtube, que pertence ao Fabricio Henrique Ramos Bruniera, discente da Universidade. A Secretaria de Saúde da Cidade de Cornélio Procópio será a responsável, junto com a equipe do projeto, pela distribuição dos protetores faciais.

Saiba mais e ajude esta causa nas Redes Socias do Projeto: https://www.facebook.com/pfarea42/

Conteúdo liberado pela Comunicação/Prefeitura).

 



Você pode gostar também de:

» Comentários

Postagem em questão: “Alunos da UTFPR de Cornélio Procópio fabricam máscaras em impressora 3D”

 

  1. Comente esta matéria!

Enviar Comentário
Name (obrigatório)
E-Mail (não será publicado) (obrigatorio)
Cidade (obrigatorio)
 
 

Diretor: Jornalista Breno Jordão
Fone: (43) 3524-1303
®Todos os direitos reservados